Diversão x Cadeira de rodas.

em 23 de fevereiro de 2012

Depois de um bom tempo sem postar no blog, me veio a ideia de falar a respeito do lazer depois da lesão medular. Pra quem vivia todo pimpão e serelepe sobre suas próprias pernas não é nada fácil ficar restrito à cadeira de rodas; redescobrir o prazer nas coisas é um grande desafio, pelo menos foi assim pra mim. No início nada tinha graça, nada era tão bom quanto antes. Comecei devagar, saindo com meus irmãos, primos e amigos pra jantar ou comer alguma bobagem, ir num barzinho, cinema, essas coisas... Mas não conseguia me divertir muito, a minha situação ainda me incomodava.
O primeiro grande obstáculo está na cabeça, é conseguir encarar sua situação com naturalidade, se ver como igual. E isso é um grande desafio. Cada um tem seu tempo, é preciso digerir a mudança que a vida lhe impôs, mas a duração desse processo varia de pessoa para pessoa. Já conheci quem tivesse muita dificuldade pra reverter a situação e outros que me deram aula de superação, autoestima e confiança. Ajudei alguns e aprendi com outros.
Acho que a minha mudança começou ainda no centro de Reabilitação, lá no Sarah de Brasília. Com apenas três meses de lesão consegui uma vaga e me mandei direto do hospital em que estava internado em São Paulo pra lá. Além da fisioterapia e das aulas sobre todos os aspectos da lesão medular, faziam parte do programa os momentos de lazer, dos quais o que me lembro com mais carinho é a bocha adaptada, que é uma adaptação do jogo de bocha para pessoas com deficiência. A princípio parecia muito chato pra mim, que vivia jogando futebol, vôlei e na academia, mas depois virou a atividade mais divertida da minha primeira internação. Era muito engraçado ver aquele monte de quebrados, um mais estropiado que o outro, jogando aquela bolinha e tirando sarro dos perdedores.



Bom, o tempo foi passando e, além da fisioterapia, eu fui buscando opções de lazer. As saídas com os amigos passaram a ser mais frequentes e o processo de aceitação vinha na medida que eu encarava a realidade, por mais difícil que fosse. Voltei a tomar minha cervejinha, nem sempre assim no diminutivo, a frequentar shows, bares e casas noturnas, chorei de frustração algumas vezes (cheguei até a escrever sobre isso aqui) por estar naquela situação, mas insisti e fui me adaptando.
Mas a vida não se resume às baladas. Como sempre fui muito ativo, queria praticar algum esporte e fiquei sabendo do time de basquete em cadeira de rodas daqui de Aracaju. Procurei saber o local e horário dos treinos e me mandei pra lá. Conheci Diel, o organizador do grupo, e o resto do pessoal. Comecei a treinar logo depois do regional e até hoje não parei. Sempre muito curioso, continuava pesquisando o que mais podia fazer. Lendo alguns blogs e conversando com o pessoal das internets conheci a handbike, uma espécie de bicicleta de propulsão manual, e não sosseguei até comprar uma. Agora estou levando o negócio mais a sério e comecei a treinar de verdade, pra competir assim como faço no basquete.


Até chegar aqui foi um longo caminho, de muita paciência e persistência, mas acho que consegui resumir um pouco como foi esse processo de adaptação que, como tudo que aconteceu depois da lesão medular, foi muito difícil. Continuo saindo e me divertindo com os amigos, tive que me adaptar à nova realidade e superar meus próprios preconceitos. Claro que em algumas situações eu me sinto um pouco incomodado. Por exemplo, uma ida à praia é bem diferente na cadeira de rodas, por isso não frequento tanto quanto o fazia antes, mas ainda assim vou e consigo me divertir. Outras tantas ocasiões ainda causam certo desconforto, mas a vida é assim mesmo, né? Mesmo com as dificuldades a gente precisa manter uma vida social: estudar, trabalhar e, claro, se divertir.
Eu me divirto bastante. E você?

14 comentários:

  1. Queria lhe dizer que me emocionei com seu texto, lhe parabenizar pela forca que tem! Fico feliz, porque percebo que o tempo tem te ajudado e a cada dia voce tambem esta mais feliz. Espero estar mais vezes a seu lado. Forte abraco de seu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo! Obrigado pela força e com certeza estaremos juntos muitas outras vezes. Abração meu querido!

      Excluir
  2. Roninho,
    não conhecia seu blog e adorei.....sua estória é muito bonita e um exemplo de vida para todos nós. Parabéns!!!!! Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado Ju, agora pode acompanhar e comentar sempre rsrsrs. Bjs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá escrevi um comentário mas não sei se públicou.
    achei bacana sua história parabéns mesmo.

    Preciso de um favor seu, pode me contactar ?
    meu email para contato : keucobain@gmail.com , sou aluna do curso de fisioterapia e pretendo fazer meu TCC sobre o esporte que vc pratica.

    Se preferir deixa o seu email aqui que eu entro em contato ou envie um email para mim, ficarei agradecida!!!

    Att: Keury Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te respondi pelo Facebook, Keury! A gente conversa por lá :)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Demais seu blog! Parabéns! E hey mocinho, trate de frequentar mais a praia, ela faz bem para o corpo e para a alma...bjão

    ResponderExcluir



Topo