segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Malfatti


"Sou Malfatti, que em italiano significa malfeito. Mas tenho o dom de superar".

Outro dia li uma revista no avião. A matéria que me chamou a atenção falava da artista Anita Malfatti, precursora do Modernismo no Brasil. Eu já conhecia um pouco de Anita pelo que estudei na faculdade de publicidade, sobretudo em relação à Semana de Arte Moderna de 1922. Anita era dona de uma pintura mal compreendida, influenciada pelo que conheceu durante seus estudos na Europa ela fugia do estilo clássico e produzia uma arte que não se encaixava nos padrões.
Mas eu não vim aqui escrever sobre história da arte nem fazer uma biografia da artista. O que me chamou mais atenção na matéria foi um fato que eu desconhecia e que tem muito a ver com o propósito do blog: "A garota sempre foi tímida, principalmente por causa de um problema de nascença: o braço direito era mais curto, com poucos movimentos na pequena mão. Mais tarde resolveria a questão com mangas longas e largas, elegantes lenços esquecidos sobre a mão e muitos exercícios".
O texto destaca uma declaração da artista, que eu achei muito espirituosa: "Sou Malfatti, que em italiano significa malfeito. Mas tenho o dom de superar", dizia Anita sobre o problema no braço e sua notável capacidade de enfrentar as adversidades da vida. Achei muito interessante a maneira como ela brinca com o próprio nome e mais ainda a perseverança que teve pra vencer a desconfiança da família, da crítica e da elite paulistana e se tornar precursora de um dos mais importantes movimentos da arte brasileira. Taí, mais um exemplo de perseverança.

3 comentários:

  1. ola
    bom dia
    http://laracroft3.skynetblogs.be

    ResponderExcluir
  2. vc se lembra qual a revista preciso para um trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era a revista da companhia aérea que viajei. Se não me engano da TRIP.

      Excluir