sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Salve o Bumbum

Tá bom, tá bom. Eu sei que esse título é muito biba e vocês devem estar se perguntando: "O que deu nele? Será que ele mudou de time?". Não, não. De jeito nenhum. O título é pra falar de um assunto muito sério, que eu acho que não tinha comentado ainda no blog: as escaras.

"Escaras são feridas que surgem na pele quando a pessoa que permanece muito tempo numa mesma posição. É causada pela diminuição da circulação do sangue nas áreas do corpo que ficam em contato com a cama ou com a cadeira. Os locais mais comuns onde se formam as escaras são: região final da coluna, calcanhares, quadril, tornozelos, entre outros."

Pessoas com lesão medular têm uma grande tendência a desenvolver escaras por passarem muito tempo sentadas e pela diminuição ou ausência de sensibilidade em parte do corpo. Meu amigo Diel, fundador do CIEP, nosso time de basquete em cadeira de rodas, é quem mantém o time ativo. É o cara que corre atrás de apoio, locais para treino, materiais, etc. Ele vem há algum tempo tendo problemas recorrentes com escaras. E depois que a pessoa tem escaras pela primeira vez, a pele fica mais fina e suscetível a tê-las novamente, além de ser de difícil cicatrização. Daí, já viu né? O problema vira um ciclo vicioso.
Aí eu resolvi fazer uma campanha pra comprar uma almofada Roho pra ele, nascia o projeto SALVE O BUMBUM DO DIEL (brincadeiras a parte rsrsrs). Sem querer fazer propaganda, a Roho possui um sistema de células de ar independentes que aliviam a pressão e previnem escaras. O problema é que a almofada é muito cara e nem todo mundo tem condições de comprar. Falei com algumas pessoas e conversei com meus pais, juntamos contribuições e aproveitamos a viagem a São Paulo pra comprar a almofada pra ele na Reatech (feira internacional de tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade), onde os produtos costumam ser um pouco mais baratos.


Ontem fui com alguns amigos fazer uma visita e entregar a Roho (ele ainda não sabia). Conversa vai, conversa vem, eu falei: "Eu fiz um projeto chamado Salve o Bumbum do Diel, falei com algumas pessoas e consegui comprar uma Roho pra você". Ele ficou sem jeito, não quis acreditar e fez até menção de não aceitar o presente. Mas não tinha mais o que fazer, a almofada já tinha sido comprada e eu saí do quarto dele e fui até a sala pegar a caixa pra entregar em mãos. Diel ficou nervoso, a pressão subiu, ele pediu um café pra esposa e demorou um pouco até conseguir falar.


Passado o momento mais crítico, continuamos conversando sobre algumas coisas do CIEP com a nossa nova técnica, Wanessa, que também estava presente. A missão estava cumprida. Almofada entregue e todos satisfeitos com a novidade.
Agora é isso aí Diel, cuidar dessas escaras pra ficar logo 100% e sentar no fofinho (uuuiiiiiii) pra que elas não voltem. Continue correndo atrás pra manter o time do CIEP em atividade e cada vez mais forte. Força na peruca!

9 comentários:

  1. Que legal...muito tri mesmo!!!

    Força pro Diel..Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa Roninho... feliz por ver que existem pessoas tão solidárias que conseguem enxergar muito além dos seus próprios problemas! =***

    ResponderExcluir
  3. Caraca meu amigo, pow legal...
    Fui ontem na casa do Diel, ele ainda estava sem acreditar e dizendo que não merecia, pois ele costuma fazer isso pelas outras pessoas e quando foi com ele, ele ficou sem jeito, kkkkk
    Ronald guerreiro, valeu cara, parabéns, que continue assim.
    E o Diel merece mesmo, por que o que ele faz por agente não é brincadeira, há anos carregando o Basquete sobre rodas sozinho e na maioria das vezes sem apoio de ninguém.
    VALEU!!!

    ResponderExcluir
  4. valeu Ronald muito bacana essa ação sucesso pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  5. Foi tenso mesmo... ele quase teve um treco! Mas foi bastante merecido esse presente viu! Já deu para perceber o quanto ele batalha pelo Ciep e o carinho que ele tem por cada um de vocês. Agora eu achei chique viu... Fui citada no post \o/
    Estamos juntos agora nééé? sou mais um membro da equipe!!!

    ResponderExcluir
  6. muito legal, Ronald... aquela história de que "tudo volta em dobro" também serve para as coisa boas... todos que ajudaram serão retribuídos de alguma maneira!! e o Diel vai poder sentar no fofinho... hehehehehe =)

    ResponderExcluir
  7. Hey.. que gesto de solidaridad... te volaste la barda... se necesitan más personas asi en el mundo... PARABENS!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal! Parabéns pela iniciativa e a todos que ajudaram na compra da almofada. Nesse mundo quem tem amigo, tem tudo!!

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS PELA INICIATIVA...........REALMENTE FOI EMOCIONANTE, É SEMPRE MUITO BOM VER PESSOASQUE SE PREOCUPAM EM AJUDAR O PRÓXIMO........CONTINUE ASSIM.JÁ SOU SER FÃ!!!

    ResponderExcluir