Um ato de coragem

em 15 de setembro de 2010

Acabei de ver uma matéria no SETV, o noticiário local da Globo aqui em Aracaju. O protesto de um cadeirante atrasou o serviço de ônibus no terminal de integração. Ele se deitou na rua impedindo a passagem dos ônibus em protesto pela falta de um serviço contínuo de transporte para pessoas com deficiência (poucos ônibus da frota possuem elevadores).
Por que as pessoas com deficiência não tem o seu direito de ir e vir respeitado? Todas as pessoas que eu conheço que dependem dos ônibus adaptados demoram muito pra conseguir se locomover porque são poucos os veículos adaptados, e muitas vezes o equipamento está quebrado. Eu tenho carro e não dependo do serviço de ônibus pra ir e vir, mas e quem precisa, fica como?
Em determinado momento ele falou algo assim: "Por que eu, que faço fisioterapia, tenho que ligar toda semana? (se referindo a um serviço que vai buscar essas pessoas em casa - e que também não funciona muito bem, pelo que ouço falar). Por que não um serviço contínuo?...".
O mais intrigante dessa matéria é o comunicado do superintendente do SETRANSP, que diz que "o serviço de transporte de deficientes motores é uma cortesia do órgão". Com todo respeito superindente, me desculpe. Mas cortesia é o CARALHO, isso não é nada mais que obrigação.
O site do programa ainda não disponibiliza a funcionalidade de incorporar o vídeo, mas segue o link pra vocês darem uma olhada. O título da reportagem indica: Cadeirante faz protesto na capital. http://emsergipe.globo.com/mediacenter/index/tipo:buscadireta/modo:jornalmenu/chave:setv2

3 comentários:

  1. ai ronald conheço ele acho que vc também ele apareceu lá no basquete e o segundo protesto que ele faz em o outro foi em relação a rampa da saida de sua casa, informando que foi feito uma reunião entre o conselho municipal e o setransp e realmente ele falou isso a assistencia social e a saude jogou isso na respossabilidade do setransp e não faz sua parte fora que muitos que tem condições ultilizam o serviço pois não tem criterio estabelecido e proximo ano essas unicas tres vam vai ficar só pra fisio e não pra consultas e outros lembrando que o municipio tem até 2011 pra adptar toda a frota o comico e que nessas eleições quase todos os donos dessas empressas são condidatos ai já viu quando vão cumprir essa lei...

    ResponderExcluir
  2. Não lembro dele no basquete, mas achei uma puta iniciativa. Não é todo mundo que tem essa coragem. Vamo o time todo de basquete se deitar na rua?

    ResponderExcluir



Topo