FSEA

em 26 de setembro de 2009


Pessoal, tenho uma novidade. Ainda não tive a oportunidade de comentar aqui no blog, mas há alguns meses, dei início a um projeto: FSEA - Federação Sergipana de Esportes Adaptados. Tudo partiu da iniciativa de um amigo meu, o Halyson, que perdeu a perna em um acidente de trabalho numa mina da Vale, cerca de dois anos depois do meu acidente.
Enfim, o cara teve a idéia de criar uma associação com objetivo de fomentar a prática esportiva entre os portadores de deficiência e, sabendo da idéia, comecei a ajudá-lo. Corremos atrás do necessário, entramos em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer de Sergipe e, depois de muita insistência, muita espera, conseguimos uma sala no complexo esportivo do Batistão pra ser a sede da Federação. Pra quem não conhece Aracaju, o Batistão é o estádio estadual de futebol daqui e lá dentro existem algumas salas onde funcionam algumas instituições.
Bom, segunda-feira pela manhã eu vou lá com ele receber (ou pelo menos tentar) a chave da sala pra começar os trabalhos. Já fiquei sabendo que a sala tá uma bagunça, cheia de entulho, precisando de uma pintura e de serviços na instalação elétrica. Mas isso é o de menos, o mais difícil nós já conseguimos. A pintura e a instalação elétrica vão ficar por conta da Secretaria, isso já nos foi garantido pelo secretário em pessoa, mas eu espero que não demore. Sabe como são essas coisas de política né? Esperamos meses pra receber a sala que já tinha sido prometida, agora vamos ver se não demora tanto pra tê-la em condições, digamos... habitáveis.
É ou não é uma boa notícia? Nós temos várias idéias, vários projetos em mente pra desenvolver e colocar esse povo sem braço, sem perna, de cadeira de rodas, muleta, que não enxerga ou não ouve... pra se movimentar. Sei que não vai ser fácil colocá-los em prática, mas tudo parte de uma idéia, né não? Assim como conseguimos criar a federação, agora vamos correr atrás do governo e da iniciativa privada pra apoiar essa causa nobre.
Estou juntando material de escritório e se alguém aí tiver alguma coisa que possa ajudar (um bureau, cadeiras, sofá, mesa, computador, etc) é só dar um alô aqui pelo blog que eu vou agradecer muito. Bem pessoal é isso. O que vocês acham?

11 comentários:

  1. Acho ótimo Zé!
    Gostei da iniciativa.
    A marca foi vc quem criou?
    abraço

    André Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Não Mendonça, a marca foi um amigo do mba, eu só dei as diretrizes. Vamo ver no q dá agora.

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte! Já li em algumas propagandas aqui no RJ: "idéias fortes não morrem"!

    ResponderExcluir
  4. É Renata, acho que a idéia é forte e tem tudo pra dar certo. Agora é correr atrás.

    ResponderExcluir
  5. Conterrâneo.
    Vc precisa entrar em contato com o Luís Portinho, ele é o cara do para desportos aqui no RS e ele tb faz milagres.
    Beijos
    Tania
    www.zerohora.com/sembarreiras

    ResponderExcluir
  6. Hum, quer dizer que vc é minha conterrânea? Legal. E como eu faço pra entrar em contato com o Luís? No que ele pode ajudar?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ronald, tudo bem?
    Sou "amiga" da Andréa de msn, foi ela que me sugeriu o teu blog. Eu sou do RJ e meu namorado é paraplégico e mora em SP. Outro dia li sobre acrobatsurf, muito interessante, dê uma olhadinha, vc vai adorar.
    Um gde abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Oi Ronald, ele pode te ajudar, com relação a Federação do para desportos aí de Aju.Te dá umas dicas, como conseguir quadra, doações de cadeira, patrocínio, campeonato que tá rolando, montar um campeonato Norte-nordeste.Essas paradas todas que envolvem esporte e a burocracia que a política tem.
    O Portinho tá no orku, como Luiz Portinho,hehehe.
    Acredito que ele não vá se importar,mas vou pedir autorização dele, pra te mandar o e mail dele tb.beijos na Terrinha.
    Que saudades do pé-de-moleque,acarajé da Rita, beiju molhado, carangueijo,amendoim cozido.Ai,ai...

    ResponderExcluir
  9. Oi Ronald, como vai? Acho que se lembra de mim, estudamos juntos no CSP. Adorei a iniciativa!! Acredito que esporte tem tudo a ver com inclusão!
    Ano passado fiz parte da coordenação de um evento chamado "Mostra de Arte sem Barreiras", nele são realizadas oficinas voltadas para a inclusão de pessoas com necessidades especiais, de uma forma geral, e shows de música e dança realizados por essas pessoas, incluindo cadeirantes. Bem, a pessoa responsável pelo evento em Sergipe é um médico psquiatra (e meu amigo) Manoel Messias. Ele já trouxe para o evento pessoas renomadas (e tem o contato delas) como os presidentes dos Conselhos Estadual e Federal da Pessoa Portadora de Deficiência, dentre outras. Talvez ele possa te ajudar.
    Ah!! Eu também estou a disposição, como fisioterapeuta, para quem sabe ajudar a fortificar essa Federação.
    Boa sorte nessa luta!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Claro que lembro Stephanie! Como vc tá? Bem, seria ótimo ter a ajuda de mais algumas pessoas, precisamos conversar sobre isso. E quando começarmos a atuar de fato (ainda não começamos porque a sala da sede ainda não foi reformada), vamos precisar ainda mais. Me mande um email que a gente conversa sobre o assunto. emaildoronald@gmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Caro Ronald, aqui é Messias Cordeiro, do arte sem barreiras, em julho 2010, estaremos organizando uma mostra , com palestras, apresentações artisticas com artistas com deficiencia, grupos de dança sobre rodas e profissionais de várias partes do Brasil.Mandei email pra voce.Vamos trabalhar juntos.abs.

    ResponderExcluir



Topo