"A importância da comunicação no processo de inclusão social de pessoas com deficiência".
Este é o foco do evento que este ano tem o tema: "Comunicar para incluir". Como mantenho este blog há algum tempo e divido com vocês uma série de assuntos relacionados à minha realidade e ao mundo das pessoas com deficiência, fui convidado para dar uma pequena palestra contando um pouco da minha experiência pessoal. Compartilhar a maneira como utilizo a comunicação como ferramenta de interação e conscientização. A palestra acontecerá no dia 21 de setembro, Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Ficou combinado que vou contar um pouco da atuação a frente do Rodas pra que te quero, assim como algumas reflexões, "causos" interessantes, avaliações de acessibilidade que faço por aqui e algumas situações protagonizadas por mim e outras pessoas com deficiência.
A semana tem uma programação extensa, que se inicia com o Passeio Ciclístico Pedalando sem Barreiras no dia 16 e encerra com a Caminhada pela Acessibilidade no dia 23 de setembro. Para participar de alguns eventos é necessário realizar a inscrição no site www.lucasaribe.com.br. A programação completa também está disponível por lá. Eu poderia colocar todas as informações aqui, mas a lista é um pouco extensa e o site tem muito conteúdo bacana, então vale à pena fazer uma visita.
Costumo dizer que a luta pela inclusão é uma via de mão dupla. Não podemos esperar na inércia que a sociedade se torne mais tolerante e inclusiva por conta própria. É preciso aparecer, pois quem não é visto não é lembrado. É isso que este evento significa, então é hora de arregaçar as mangas.
“A extensa pauta de ações afirmativas tem o objetivo de mobilizar os aracajuanos para que falem, ouçam e reflitam sobre a comunicação e a acessibilidade como prática do seu direito cidadão. O tema 'Comunicar para incluir' chama a atenção para a barreira atitudinal e a necessidade de toda a sociedade assumir o seu papel transformador no processo de construção de um mundo sem barreiras”.
Lucas Aribé
Nenhum comentário:
Postar um comentário