segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Força, Luciana!




"Tecnicamente ele está tetraplégico, eu acho que ele vai mexer os braços, mas não vai conseguir sentar direito."

Até hoje meus pais me contam. Foram essas as palavras que eles ouviram do neurocirurgião que fez a fixação das minhas vértebras, fraturadas no acidente. Mas o meu ponto aqui não é me fazer de coitado, muito menos de herói, e sim afirmar que não devemos tomar certas declarações como sentenças definitivas. A personagem de Alinne Moraes vem passando por situação parecida na novela e isso me faz lembrar de tudo que passei.
Venho me surpreendendo com a veracidade com que a novela está retratando a situação de Luciana, a única ressalva que faço é a velocidade dos progressos que ela vem alcançando na reabilitação. Na realidade as coisas acontecem bem mais devagar, mas é compreensível, dado o tempo que a novela tem pra ficar no ar.
Retomando o meu ponto: quero insistir que temos que lutar por aquilo que acreditamos. Em aproximadamente três anos e meio de luta constante, consegui muito mais do que as previsões iniciais apontavam, e quero mais. Se eu não acreditar quem vai fazer isso por mim? O vídeo a seguir é uma demonstração do que acabei de dizer, resultado de toda essa insistência.



Caminhar ainda é difícil, demanda muito esforço e não é meu meio de locomoção mais eficiente, por isso minha rotina ainda é a cadeira de rodas e o treino de marcha é apenas um exercício. Além da limitação motora, ainda convivo com todos os problemas que a lesão acarreta e que todo lesado conhece bem. Mas não vou me alongar mais, já provei o meu ponto, apesar do prognóstico pessimista eu consegui chegar até aí. E que muito mais!
Força pra todas as Lucianas e Lucianos que estão passando por situação parecida.

6 comentários:

  1. Grande Paraíba

    Saudade, tá bonito de ver vc nesse treino, parabéns... to devendo a sua visita ainda.

    Abração
    Mazaroppi

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronald!!! Primeira vez que entro no teu blog!! Estava eu lá lendo o blog do jairo "Assim como você" e vi um comentário seu então resolvi entrar.... Muito bacana teu blog! Eu tbm ando de muletas e as vezes cadeira, como diz um amigo meu somos "Total Flex" rsrs Parabéns e tudo de bom pra vc!!! Ah! gostei do treino!!! ta muito bom!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Mazaroppi!

    Olá Tuigue, muito bom ter vc por aqui. Na verdade eu uso a cadeira, o treino de marcha é mais um exercício mesmo (pelo menos por enquanto). Bola pra frente! Abraaaço.

    ResponderExcluir
  4. Acabei d ver o vídeo...muito bom ver seu avanço! Fico feliz demais! E vamo que vamo Ronis! Estarei na torcida SEMPRE :)

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que vc não se prendeu e não se prende aquelas primeiras palavras... Forças! Não te conheço, mas é legal poder compartilhar dessas estórias reais, e dessas conquistas...

    ResponderExcluir
  6. Como te disse vou fazer meu tcc sobre LM ... achei muito legal teu video pois como um "tetra" ja caminha desta maneira ???? Dai me surgem as minhas dúvidas, agora começarei a fazer parte do LEME (Associação dos Lesados Medulares) da minha cidade para começar a entender e ajudar de alguma forma as pessoas que lá frequentam, e estou muito feliz por isso por ter sido aceita.
    Julia Echer
    julia_echer@yahoo.com.br

    ResponderExcluir