4 maneiras de tocar uma cadeira de rodas.

em 22 de janeiro de 2022



Há algum tempo me deparei com uma postagem no Instagram que me chamou bastante atenção e achei bem curiosa. O perfil da @spinergywheels havia compartilhado uma publicação de @annasarol que falava a respeito dos padrões de propulsão de cadeiras de rodas manuais.

Tudo bem, eu sei que não parece muito interessante, mas simplificando... estudaram a maneira como as pessoas tocam as cadeiras de rodas e descobriram que existem basicamente quatro padrões diferentes de propulsão: Semicircular, Arco, Loop Único e Loop Duplo. Pra não me alongar muito, vou usar o texto traduzido da própria postagem e o vídeo, que é autoexplicativo.


Fonte: https://www.instagram.com/reel/CS933cDp-gE/?utm_source=ig_web_copy_link


"Me deparei com um estudo público intitulado 'A influência do padrão manual de propulsão da cadeira de rodas na força e estresse muscular da extremidade superior'. 

O estudo descobriu que existem quatro padrões principais para impulsionar uma cadeira de rodas manual, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.


1) Semicircular

2) Arco

3) Loop Único

4) Loop Duplo


Aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas:


🌟 Estresse Muscular de Ciclo-completo: Mais baixo: Loop Duplo // Mais alto: Arco

🌟 Potência Muscular Total: Mais Eficiente: Loop Duplo e Semicircular

🌟 Fase de Contato: Mais Longa: Semicircular e Loop Duplo // Mais Curta: Arco e Loop Único


'Esses resultados sugerem que, para diminuir a demanda dos membros superiores, os usuários de cadeiras de rodas manuais devem considerar o uso do padrão duplo ou semicircular ao impulsionar suas cadeiras de rodas'

(Slowik, 2016)."

 

Bom, para o público em geral talvez nem seja tão interessante. Mas para os profissionais de áreas afins e cadeirantes, como este que vos fala, é uma informação bem relevante.

E aí, o que vocês acham?

Por hoje é só! Fico por aqui e até a próxima!

2 comentários:

  1. Feliz que você reativou seu blog, parabéns pela forma leve que você escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lília! Vou escrever com mais frequência agora.

      Excluir



Topo